IPSEM – Retoma recadastramento obrigatório

postado em: Notícias | 0

Teve início no último dia 02/10/23 o recadastramento anual dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência Municipal de Campina Grande – Paraíba. A regra para atendimento presencial é o mês de aniversário, o não comparecimento implicará no bloqueio do pagamento em 30 dias. Essa informação já foi ventilada no contracheque do mês de setembro, como forma de alerta.

Para aqueles que moram fora da cidade, em outro estado ou país devem entrar em contato pelos telefones: 083 3341-4212 ou 3341-1917 –
ipsem@campinagrande.pb.gov.br – ipsem.campinagrande.pb.gov.br. A documentação exigida é simples: Carteira de Identidade, comprovante de residência atualizado, certidão de nascimento ou casamento, certidão de nascimento dos filhos menos de 18 anos ou maiores inválidos, CPF do titular e dependentes. Aconselhamos que leve um contracheque para identificar o número da matrícula as recepcionistas para gerar uma senha para atendimento, por ordem de chegada, com atenção especial para os aposentados acima de 80 anos, conforme Lei nº 13.466/2017.

Nos casos de tutor, curador ou procurador do beneficiário, deverá apresentar cópia original da procuração com data de validade máxima de 12 meses. Após a confirmação dos dados é realizada uma fotografia facial e o mesmo assina um recibo como prestou as informações.

Para aqueles com doença grave ou impossibilidade de locomoção, devem entrar em contato com o instituto para agendar uma visita técnica domiciliar. O atendimento de 8:00h às 12:00h. Existe por parte daquela instituição um estudo preliminar para que no futuro próximo os casos excepcionais sejam confirmados através da liberação de um link para atualização e confirmação dos dados cadastrais.

Aproveitamos para informar a todos que a Portaria nº 1.408/2023 do INSS passou a usar informações de contas bancárias, atendimento de postos de saúde, hospitais de clínicas conveniadas, cartão de vacinação, cadastro do Detran, cad-único, participação nas eleições, renovações de documentos, reconhecimento biométrico como: passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar, carteira de identidade e Declaração do Imposto de Renda. O mundo tecnológico favorecendo a comodidade do cidadão. E esperamos que essa possibilidade sirva de parâmetro para todos os sistemas de previdência privada.
Aproveitamos a oportunidade para informar, esclarecer dúvidas e boatos que o IPSEM está falido e que no futuro os aposentados poderão ficar sem receber salários.

Pura inverdade, pois existe uma Lei Federal de nº 9.717/2098, que em seu Art. 2º e §
primeiro garante suporte financeiro para possíveis insuficiência de recursos para
cumprimento da folha.